Segunda etapa da vacinação contra a Influenza continua nesta terça-feira (28)

Caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo integram grupo prioritário; Idosos continuam a ser vacinados em casa

A Prefeitura de Uberlândia retoma, nesta terça-feira (28), a segunda etapa de vacinação da 22º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Com a chegada do novo lote de doses, as equipes do Programa Municipal de Imunização darão continuidade à imunização do grupo prioritário, que nesta fase abrange profissionais das forças de segurança e salvamento (Polícia, Bombeiro e Exército), doentes crônicos, pessoas com condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e portuários.

A aplicação das doses acontecerá nas 74 salas de vacina da rede, seguindo a orientação de ser em local aberto ou arejado e com indicação no chão para o distanciamento nas filas. Com as novas determinações do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, recomenda-se também o uso de máscaras.

Vacinação dos Idosos

Até o momento já foram imunizadas 74 mil idosos. O Programa de Imunização reforça que, mesmo com essa nova etapa em andamento, os idosos que fizeram o cadastro e agendamento pelo 0800-940-1480 continuarão a ser atendidos em casa. Por este motivo, não será realizado o drive-vacina, já que a recomendação é para que as pessoas em idade avançada aguardem as equipes em residência.

A 22º Campanha Nacional de Vacinação acontece até o dia 25 de maio. Por isso, há tempo hábil para vacinar todas as pessoas dos grupos prioritários, independentemente da fase da campanha.

Influenza

Também conhecida como gripe, a Influenzaéumainfecçãoviralagudaqueafetaosistemarespiratório. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus da Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe, que tem também as suas gravidades e pode matar. É importante lembrar que a vacina não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova.

Assim como no caso da Covid-19, a transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratóriasdapessoacontaminadaaofalar,tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contatocom superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso diretoà boca, aos olhos e ao nariz.

Obs: Os professores passaram a integrar o grupo prioritário da terceira fase da campanha, uma vez que os profissionais estão atualmente sem atividades presenciais devido à pandemia do Coronavírus.

Confira abaixo a documentação necessária para a categoria nova:

  Caminhoneiros – carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transporte (categoria de motorista), carteira de habilitação (categoria C ou E) ou crachá funcional;
   Motoristas e cobradores de transporte coletivo – carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes – Sindicato dos Motoristas e Cobradores, carteira de habilitação (categoria D ou E) ou  crachá funcional; 
  Trabalhador portuário
– comprovante de registro  no Órgão  Gestor de Mão de Obra  (OGMO), carteira de sócio (a) do sindicato da categoria, contracheque com documento de identidade, carteira de trabalho ou crachá funcional; 
 Profissionais das forças de segurança e salvamento (Polícia, Bombeiro e Exército) e funcionários do sistema prisional – contracheque com documento de identidade. 
 Doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais – laudo médico

Onde se vacinar?

UnidadesHorário

UAIs Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto, Martins

*exceto São Jorge e Morumbi
  das 8h às 20h
  Unidade Básica de Saúde (UBS) das 8h às 18h   
 Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Das 7h30 às 16h30h
 “Alô, Saúde”
0800-940-1480*para agendamento dos idosos
 Segunda a sexta-feira
 das 8h às 20h  Sábado das 8h à s 13h

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta