REDES DE APOIO ONLINE PARA MÃES
EM TEMPOS DE PANDEMIA


A solidariedade feminina além da tecnologia

Depois que a pandemia, causada pelo COVID 19, mudou hábitos e costumes para toda humanidade, vimos uma explosão do uso da tecnologia para aproximar as pessoas e mantê-las em segurança em seus lares. E em Uberlândia, uma empreendedora não se rendeu aos limites do isolamento. Foi bem além da tecnologia e fortaleceu a sua rede de apoio feminino às mulheres em seu processo de acolhimento materno.

Em seu perfil no Instagram, a consultora Paula Gouveia, foi bem além da tecnologia e fortaleceu uma rede de apoio para mulheres e gestantes, promovendo e oferecendo eventos online (lives) com o acolhimento e compartilhamento de saberes em toda a Jornada da Maternidade nas fases PREPARAR – GERAR – NUTRIR – CUIDAR.

Uma das iniciativas foi o projeto “LIVES COM AMOR DE MÃE”, que durante o mês de maio reuniu suas seguidoras e famílias, com o objetivo de exercitar o acolhimento à jornada da maternidade. Diversos foram os temas abordados com participações de muitas profissionais conceituadas. Durante todo mês a influencer maternal realizou três lives semanais. Para fechar esse lindo projeto ela terá uma convidada especial, a atriz global Samara Felippo, que nesta sexta, 29, às 20h, vai compartilhar como ela sentiu e percebeu como a sua vida foi transformada após a maternidade.

Além das lives, outro evento que era realizado de forma presencial transformou-se em online: o Chá de Bençãos. Ele é um rito de passagem que não está ligado à religião, mas ao conceito cultural de fortalecimento da tribo de mulheres. É um momento de puro amor onde a mulher é o centro das atenções. “Monto um altar simbólico na casa da gestante, preparo o momento de sua coroação. Sim, ela é a rainha da vida, mulher e guerreira, que vai poder contar com sua rede feminina de apoio. Todo o processo do Chá de Bençãos é carregado de muito valor simbólico, nós preparamos um escalda-pés com pétalas de rosas, óleos essenciais que vão purificando e relaxando corpo e mente desta deusa abençoada”, explica Paula.

Ainda de acordo com Paula, o espaço dentro de casa passou a ser o universo que a humanidade precisou ressignificar: “Os ritos de relacionamento, de passagem, os vínculos não deixaram de existir por causa da pandemia. Acredito até que se fortaleceram mais ainda”, complementa. Ela que empreendeu sua jornada da semana lúdica em março, viu a possibilidade de conectar as gestantes para a realização do Chá de Bençãos Online. A iniciativa foi tão bem acolhida por suas clientes, que a gestora de eventos materno-infantis adaptou o ritual de passagem, utilizando a tecnologia não como um fim, mas como um meio. “A gestante recebe um kit de objetos para o seu momento sagrado, o Kit de Bençãos, contendo materiais simbólicos que foram utilizados, enquanto as participantes online iam manifestando suas mensagens de acolhimento e apoderamento”, ressalta.

A iniciativa da empreendedora também abriu margens para novas formas de realizar eventos materno-infantis. Com a experimentação bem-sucedida ela também começa a conectar vínculos familiares para realização de celebrações da vida, como aniversários, homenagens, entre outros.

“Quando se faz o que ama, o céu é o limite. Eu queria poder fazer muito mais pelas mães. Ainda mais que ficamos em casa e nossa sobrecarga é muito maior. Esse ano iria realizar um evento exclusivo para mães, o MATER NIGHT (dia 26 de março, em Uberlândia). Por causa do corona vírus, tive que cancelar. Pensei em fazer online, mas isso descumpre o objetivo, que é justamente a reunião só das mães, numa casa noturna, sem filhos ou companheiros para confraternizarem em suas relações de amizade e colaboração, fortalecendo os Eus Femininos”, explica Paula.  

Sobre Paula e seu trabalho

Casada e mãe de 3 filhos, a administradora Paula Gouveia já vivenciou e praticou a doulagem em partos humanizados, prestou consultoria em amamentação, desenvolveu sua arte gestacional e ampliou sua rede de apoio à maternidade, por meio de eventos e vivências como o projeto Mamaço Cantante, Pintura Gestacional e Chás de Bençãos (um rito de apoderamento da mulher em sua passagem como portal da vida e mãe). 

Fonte: Ares Comunicação

Deixe uma resposta