saude

Prefeitura convoca sociedade para Dia de Conscientização pela Vacinação – Portal da Prefeitura de Uberlândia

O cenário epidemiológico do país preocupa devido ao reaparecimento de doenças antes consideradas controladas no País, porquê é o caso da poliomielite (paralisia infantil). Em Uberlândia, a situação não é dissemelhante. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia realizou, nesta segunda-feira (30), um Dia de Conscientização pela Vacinação com representantes de várias entidades e órgãos, para substanciar a relevância de se vacinar. O evento aconteceu no auditório Cícero Diniz, no Núcleo Administrativo Municipal.

A estratégia, adotada por meio da Secretaria Municipal de Saúde via Programa Municipal de Imunização e Atenção Primária, e em parceria com a Secretaria Municipal de Instrução, procura sensibilizar a comunidade para ampliar a cobertura vacinal na cidade que está muito aquém do recomendado. Atualmente, a cobertura vacinal média está em 48,30% – número semelhante a 2016 e dissemelhante dos últimos anos, quando a média estava supra de 80%. O cenário segue a tendência vernáculo, que tem 47% de cobertura. O Ministério da Saúde preconiza, no mínimo, 95% de cobertura vacinal para manter a erradicação das doenças que são preveníveis por vacinas.

“Precisamos da ajuda de todos para mudarmos essa situação. É inadmissível termos a volta de doenças preveníveis por vacinas e que já foram controladas. As vacinas estão disponíveis, são gratuitas, e precisamos conscientizar toda a população sobre a relevância de ampliar a cobertura vacinal”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Ao todos, são 19 vacinas disponíveis gratuitamente, que protegem contra 28 doenças, entre elas: meningite, poliomielite, febre amarela, sarampo e HPV. (Veja AQUI a lista completa das vacinas disponíveis).

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde detalhou, ainda, as estratégias para ampliar a cobertura na cidade. Entre elas estão: parceria com a Secretaria Municipal de Instrução para emissão do atestado de vacinação para realização da matrícula e rematrícula, formação de comitês municipais e locais, vacinação nas escolas das redes municipal e estadual, emprego da metodologia do microplanejamento e projecto de notícia e mobilização social.

“Todos precisam estar envolvidos para revertermos levante cenário na baixa cobertura vacinal. A vacina salva vidas e vimos recentemente o quanto ela é importante para combater uma doença. Por isso, fazemos levante apelo para a sociedade se conscientizar e atualizar o cartão de vacina, principalmente das crianças e adolescentes”, comentou o secretário de Saúde, Clauber Lourenço.

Ainda na reunião, o Programa de Imunização realizou, em estrutura privativo montada no saguão de ingresso do Núcleo Administrativo, a vacinação de crianças, porquê forma de sensibilizar a todos da relevância de deixar levante público protegido, e dos participantes que quiseram atualizar o cartão de vacina.

Campanha de Multivacinação

Em curso desde o dia 23 de setembro, a Campanha de Multivacinação visa substanciar a atualização do cartão de vacina das crianças e adolescentes, que fazem secção do público-alvo mais vulnerável. Devem atualizar o cartão de vacina pessoas com idade entre 0 a menores de 15 anos. 

A rede municipal de Uberlândia conta com 74 salas de vacina. As salas das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) funcionam das 7h30 às 16h30. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm atendimento das 7h30 às 18h, sendo que as salas das unidades dos bairros Roosevelt, Brasil e Tocantins ficam abertas das 8h até às 21h. Os ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Planalto, Martins, Tibery e Pampulha também atendem das 8h às 21h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo