Hospital Municipal é reconhecido em premiação latino-americana – Portal da Prefeitura de Uberlândia

O prefeito Odelmo Leão concedeu, na tarde desta segunda-feira (13), entrevista coletiva para falar da homenagem que o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro vai receber pela superioridade em gestão e comprometimento com a população na prestação de serviços em saúde e desenvolvimento sustentável. O Quality Festival 2023é promovido pela Latin American Quality Institute (LAQI), que está em sua décima sétima edição. O evento ocorrerá entreos dias 21 e 23 de novembro, em Lima (Peru).
Também nesta segunda (13), posteriormente a coletiva, o prefeito, ao lado da primeira-dama, Ana Paula Junqueira Leão, e demais autoridades, realizou uma visitante nas obras de reformas e ampliação (veja mais inferior) do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, que neste mês completa 13 anos de sua inauguração.
O Quality Festival 2023 é o maior encontro latino-americano da superfície de Responsabilidade Totalidade desempenado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Agenda 2030, reunindo mais de 500 líderes empresariais. Além das conferências e mesas de discussão, contou com a entrega de vários prêmios, que são respaldados por mais de 40 órgãos de promoção da Qualidade Totalidade localizados nos cinco continentes.
O Hospital Municipal, que está no ranking inédito dos melhores hospitais públicos do Brasil, recebeu a premiação “Latin American Quality Awards 2023”. A premiação é o reconhecimento sumo da LAQI devido à magnífico gestão de negócios, comprometido com a metodologia LAEM (Latin American Excellence Model) e desenvolvimento abrangente pensando em 2030.
“É uma honra para nós ter nascente reconhecimento de uma instituição que promove há anos a cultura de qualidade, governança e responsabilidade, principalmente em sustentabilidade. Isso traz benefícios não somente à organização, mas também para toda a sociedade”, disse o prefeito Odelmo Leão, durante visitante às obras de reforma e ampliação do HMMDOLC na tarde desta segunda (13).
A missão da Latin American Quality Institute é fomentar as instituições da América Latina a fazer o correto para os clientes e o planeta, promovendo uma cultura de responsabilidade totalidade por meio da metodologia LAEM. O padrão é sustentado por quatro pilares, que formam o noção de Responsabilidade Totalidade. São eles: Qualidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança.
Hospital Municipal
Nestes 13 anos de serviços prestados à comunidade, o hospital acumulou importantes conquistas, porquê habilitação para ser referência hospitalar na atenção à saúde em prenhez de sobranceiro risco e unidade de assistência em subida complicação cardiovascular nos serviços de cirurgia cardiovascular e procedimentos intervencionistas em Uberlândia. Também tem os selos ISO 9001 (referente ao sistema de gestão de qualidade), ISO 14001 (voltada para o sistema de gestão ambiental) e ISO 45001 (focada na gestão de segurança e saúde ocupacional).
Outras conquistas, porquê os credenciamentos junto ao Ministério da Saúde para ser unidade de assistência de subida complicação em traumatologia e ortopedia e para realizar cirurgias de média a subida complicação de oncologia, também contribuíram para tornar o Hospital uma referência em atendimento público hospitalar no Brasil.
Atualmente, menos de 400 hospitais no país tem acreditação da Organização Pátrio de Acreditação (ONA), sendo que somente 76 são públicos. Certificado em nível 3, o HMMDOLC está entre essas unidades devido à qualidade, interação entre os processos, gestão de superioridade, com foco em sustentabilidade.
Ampliação e reforma
A unidade atende aos mais exigentes padrões de qualidade hospitalar, adotando conceitos inteligentes, porquê manutenção de insignificante dispêndio e processos ecologicamente corretos. Nos 20 milénio metros quadrados de superfície construída, os pacientes têm o que há de mais moderno em infraestrutura, equipamentos e atendimentos.
Para continuar garantindo um atendimento de qualidade, a unidade está passando por melhorias e ampliações. A obra de reforma universal do Hospital Municipal inclui pintura interna e externa e substituição de piso de todos os ambientes. Já foram executados 85% dos trabalhos previstos e a lanço final contará com pintura externa do Hospital, pintura, colocação de piso e instalação da segmento elétrica no setor de imagem, e adaptações para funcionamento adequado dos aparelhos na sala de tomografia.
A ampliação do espaço, que também está 85% concluída, engloba a construção de um novo ambulatório, constituído por cinco salas de consultório, sala de gesso e sala de reparo. O Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia disporá de três consultórios, seis suítes pré-parto, recepção, sala de triagem, sala de reparo e de medicação (ambas com cinco leitos cada), banco de leite, além de envolvente para sota de funcionários.

A iniciativa é para expansão da capacidade de atendimento e à otimização da assistência durante o pré-parto das gestantes atendidas pela unidade, uma vez que segmento deste processo é realizado atualmente no Hospital Municipal e na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Martins. Com esta ampliação, todo o comitiva deverá sobrevir no Hospital Municipal, evitando transferências.
A reforma contempla pinturas interna e externa do prédio, da demarcação de estacionamento e de esquadrias, instalação de iluminação, luminárias e lâmpadas, revisão da segmento hidráulica e reparos em tetos, forros, banheiros, pisos, entre outros.