Prefeitura de Uberlândia

Prefeitura apresenta a edição 2023/2024 do Plano de Emergência Pluviométrico (PEP) – Portal da Prefeitura de Uberlândia

Com o objetivo de minimizar os efeitos das fortes chuvas desta quadra do ano, o prefeito Odelmo Leão apresentou, nesta terça-feira (17), a novidade silabário do Projecto de Emergência Pluviométrico (PEP) para o biênio de 2023/2024. A apresentação ocorreu durante reunião da Coordenadoria Municipal de Proteção e Resguardo Social do Município de Uberlândia (Compdec) no Meio Administrativo Municipal.

A silabário é resultado de diversas reuniões realizadas durante todo o ano e está disponível para consulta no portal da Prefeitura (confira aqui). No documento, estão estabelecidas as ações preventivas, durante e pós-chuvas, muito uma vez que a responsabilidade de cada órgão que compõe a Compdec.

“Reforço, mais uma vez, que todos os envolvidos direta e indiretamente nesta missão tenham o compromisso de estarem sempre em alerta 24h por dia durante o período pluviátil. Assim sendo, alinhamos cá ações a serem executadas nos momentos de prevenção, mediação e assistência. Quando e se as chuvas atingirem nossa cidade, estaremos preparados para reduzirmos danos e protegermos nosso povo”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

O secretário municipal de Segurança Integrada, Ednaldo Régio de Lima (publicado uma vez que Sargento Ednaldo), falou da valor desse trabalho para que a população seja atendida de maneira mais célere. Ele ainda ressaltou que a ação se junta a outras políticas públicas adotadas pela gestão municipal para mitigar o impacto das chuvas, uma vez que a construção da represa do Camaru (que já está em 72% da peroração) e a adoção de sinalização indicativa de risco de enchente na avenida Rondon Pacheco, entre outras obras de ampliação da rede de drenagem pluvial.

 “O trabalho em conjunto é fundamental para lograrmos triunfo nas ações que faremos. Peço, ainda, que a população ajude-nos fazendo a segmento dela, uma vez que não jogar lixo nas vias públicas para que não tenhamos bueiros entupidos”, alertou.  

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Notícia-PMU

Compdec

Pela esfera municipal, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Resguardo Social do Município de Uberlândia (Compdec) é formada pelas seguintes pastas: Segurança Integrada; Meio Envolvente e Sustentabilidade; Serviços Urbanos; Saúde; Ensino; Trânsito e Transportes (Settran); Planejamento Urbano; Desenvolvimento Social; Habitação; Governo e Notícia; Obras; Agronegócio, Economia e Inovação, Departamento Municipal de Chuva e Esgoto (Dmae) e Instalação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Outrossim, também fazem segmento órgãos uma vez que Polícias Rodoviárias Estadual e Federalista, 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM), Instituto de Geografia da Universidade Federalista de Uberlândia (UFU), Departamento Pátrio de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A Resguardo Social orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos. Os motoristas devem evitar trafegar pelas regiões mais baixas da cidade, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e Professora Minervina Cândida de Oliveira. Em dias nublados, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas. Evitar permanecer próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões também é outra dica da Resguardo Social.

Em caso de risco acione:

Resguardo Social: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

Para mais informações sobre o PEP Clique Aqui!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button