Líder do Executivo assina cooperação técnica para fazer de Uberlândia 1ª cidade do país a receber o programa Comunidade Empreendedora – Portal da Prefeitura de Uberlândia

Em mais uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia para concordar e estimular o empreendedorismo sítio, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta quinta-feira (19), um Combinação de Cooperação Técnica (ACT) junto ao Sebrae Minas para realização de ações voltadas à realização do Comunidade Empreendedora na cidade. O município será o primeiro do país a receber o programa no formato anunciado. A parceria foi consolidada, na sala de reuniões do gabinete, no Núcleo Administrativo Municipal, também com a assinatura do presidente do Parecer Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O programa, implementado por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, tem porquê objetivos: identificar as principais necessidades dos pequenos negócios integrantes das comunidades participantes; capacitar e aprimorar os empreendedores locais; facilitar a transição dos empreendimentos informais para o mercado formal; incrementar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios nas comunidades atendidas; e expandir as oportunidades de aproximação ao mercado para as micro e pequenas empresas estabelecidas nas regiões contempladas.
“Esse programa vai identificar as necessidades dos participantes e levar os ensinamentos para preparar essas pessoas para serem cidadãos dignos, com mais oportunidades e renda. Toda comunidade uberlandense, principalmente dos primeiros bairros a serem atendidos, vai lucrar com o escora do Sebrae e das nossas secretarias”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
“Estaremos levando essa instrução empreendedora, apoiando essas pessoas que estão nessas comunidades, para que elas possam se tornar empreendedoras ou terem essa cultura empreendedora quando forem trabalhar em alguma empresa”, disse o presidente do Parecer Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O Comunidade Empreendedora terá início, em Uberlândia, na zona leste da cidade, compreendendo o Morumbi, Residencial Integração e Alvorada. Nesses bairros, o programa vai selecionar agentes locais, que serão treinados para conduzir as ações de capacitação e aprimoramento dos empreendedores participantes.
Os três bairros de Uberlândia foram selecionados pelo programa, para esta lanço inicial, porque têm características típicas do Comunidade Empreendedora, considerando o número significativo de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) em atividade, muito porquê permitirá uma grande oportunidade para formalização de novos negócios nessa região da cidade.