Frota da coleta de lixo convencional está sendo renovada em Uberlândia – Portal da Prefeitura de Uberlândia

A coleta de resíduos sólidos é uma segmento importante do trabalho realizado pelo Departamento Municipal de Chuva e Esgoto (Dmae). Por fim, todos os meses, mais de 18 milénio toneladas de lixo são coletadas na cidade de Uberlândia e destinadas ao aterro sanitário. Para substanciar o atendimento aos contribuintes, toda a frota de veículos utilizada para a realização deste serviço está sendo renovada.
Os 33 veículos utilizados pelas equipes estão sendo trocados por modelos mais novos, eficientes e menos poluentes. Nove caminhões novos já estão rodando desde o mês pretérito e 16 entram em circulação nesta segunda (20). Em janeiro, mais oito chegarão, completando assim a renovação completa da frota.
A encarregado do Núcleo de Coleta de Resíduos do Dmae, Thainá Ferreira, diz que a renovação da frota de caminhões para coleta de lixo orgânico representa um importante passo para um progresso sustentável.
“Essa iniciativa, não exclusivamente moderniza a logística de gestão de resíduos, uma vez que também traz uma série de benefícios essenciais para o meio envolvente e para a qualidade de vida da população com a redução das emissões de poluentes, economia de recursos e um meio envolvente mais limpo e equilibrado”, completou.

Renovação periódica
A renovação completa da frota é uma exigência firmada no contrato entre o Dmae e a Limpebrás, empresa que realiza a coleta de resíduos comuns em Uberlândia. A autonomia municipal exige que a cada cinco anos, toda a frota seja trocada para que a coleta mantenha-se funcionando adequadamente, garantindo uma prestação de serviço satisfatória em toda a cidade.