Inaugurado Centro de Internação Pediátrico Dr Helder Castro de Bastos

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

A fim de continuar garantindo a internação dos casos leves a moderados de crianças de até 12 anos, o prefeito Odelmo Leão inaugurou, nesta segunda-feira (18), o Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos. A unidade funcionará no prédio inicialmente destinado ao funcionamento da UPA Pacaembu (Norte), mas que apresentava inconformidades estruturais incompatíveis para essa finalidade. O equipamento hospitalar foi então reformado e adequado para o correto atendimento ao público infantil.

A cerimônia de inauguração seguiu os protocolos de prevenção à Covid-19 e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, bem como dos procuradores Leonardo Andrade Macedo e Cleber Eustáquio Neves, e o promotor Lúcio Flávio de Faria.



Com o início das atividades, a comunidade terá à disposição 30 leitos de enfermaria (sendo dois de isolamento) para receber crianças de até 12 anos classificadas com casos leves a moderados. Situações de alta complexidade continuarão sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Além disso, haverá uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos.



A utilização do local foi possível mediante um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em acordo com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, após o contrato de prestação de serviço entre o município e a Clínica Infantil Dom Bosco ter sido descontinuado a pedido da própria instituição. A unidade será administrada pela organização social Missão Sal da Terra, que também foi responsável pela reforma e adequações do local.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Deixe uma resposta