Subcomissão do Leite vai defender cadeia leiteira do Brasil

Tutorar os produtores rurais, identificar os gargalos da cárcere produtiva e fabricar políticas públicas eficientes para o setor. Estes são alguns dos objetivos da geração da Subcomissão Permanente do Leite na Câmara dos Deputados. O requerimento de autoria da deputada e produtora de leite de Minas Gerais, Ana Paula Junqueira Leão, foi legalizado com unanimidade na Percentagem de Lavradio, Pecuária, Provimento e Desenvolvimento Rústico na última quarta-feira (29) em Brasília.
A parlamentar defende que é preciso propor medidas acerca da produção de leite no mercado vernáculo.
“Essa é uma cárcere produtiva que a gente precisa olhar com muito zelo, porque o dispêndio de produção é muito sobranceiro e o leite está com um preço muito insignificante. Com isso, produtores têm deixado a profissão pra vir pra cidade”, comenta.
Segundo dados divulgados pela Confederação Vernáculo da Lavradio e Pecuária (CNA), no 4º trimestre de 2022, confirmou-se a maior queda anual da série histórica de captação de leite. A retração foi de 5,05%, o que corresponde a 1,2 bilhão de litros que deixaram de subsistir na mesa do consumidor.
“Oriente número demonstra os elevados custos e margens estreitas que o produtor rústico sente lá no campo”, disse a deputada.
Posteriormente a aprovação, a subcomissão será instaurada e iniciado o Projecto de Trabalho com discussões, audiências públicas e visitas in loco em todo o país a termo de promover a valorização do setor leiteiro.