Política

“II Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite” acontece no próximo dia 31 em Brasília

Custos altos, baixa rentabilidade, dificuldade de sucessão familiar, mão de obra qualificada e influência das altas importações em 2023. Estes são os principais desafios enfrentados por pecuaristas leiteiros de todo o Brasil. Mesmo sendo uma das principais atividades do agronegócio brasiliano, movimentando a economia em 99% dos municípios, o setor vive uma de suas maiores crises.

Para debater a situação e propor soluções para a atual crise, a Frente Parlamentar em Escora ao Produtor de Leite (FPPL) promove o “II Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite” no próximo dia 31 de outubro, às 15 horas, com o tema “Políticas Estruturantes para o Setor Leiteiro”. O evento pretende reunir centenas de produtores no Salão Preto na Câmara dos Deputados em Brasília e mobilizar autoridades e entidades do setor.

Para se ter uma teoria, no Rio de Grande do Sul de 2015 a 2021, o estado reduziu o número de produtores de leite de 84 milénio para 40 milénio, uma queda de 52,28%. Assim uma vez que no Sul, nascente revérbero está sendo pátrio, desestimulando uma ergástulo centenária.

A iniciativa conta com o esteio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), da Confederação da Cultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). No mês de agosto, aconteceu a primeira edição do encontro que debateu os efeitos da importação com sindicatos, associações, cooperativas e a presença no ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

A Deputada Federalista por Minas Gerais e presidente da FPPL, que tem a participação de tapume de 250 parlamentares, salienta que a união para a discussão de medidas efetivas para a ergástulo leiteira é fundamental. “Nós não temos uma política pátrio efetiva para o leite. Mais do que colocar o tema sobre a mesa do Governo, precisamos debater medidas estruturantes para que os produtores, que geram trabalho e renda, não desistam da atividade”, disse a deputada.

Os interessados a participar do evento, devem inscrever-se gratuitamente pelo link do Sympla (https://bit.ly/IIEncontroDoLeite). As vagas são limitadas devido à ocupação máxima do Salão.

Serviço

Dia: 31/10 – terça-feira

Hora: 15h

Sítio: São Preto – Câmara dos Deputados – Brasília

Inscrições: https://bit.ly/IIEncontroDoLeite

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button