Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite consegue assinaturas de parlamentares na Câmara dos Deputados

Juntamente com a deputada federalista eleita por Minas Gerais, Ana Paula Junqueira Leão, outros 198 parlamentares assinaram para a geração e instalação da Frente Parlamentar em Escora ao Produtor de Leite na Câmara dos Deputados. A iniciativa visa discutir e simbolizar os interesses da atividade que tem uma função social e econômica de extrema valia no Brasil. Segundo a Confederação Pátrio da Lavoura e Pecuária (CNA), o leite é produzido em 99% dos municípios brasileiros.
“Cresci ouvindo e vendo uma vez que funciona o setor leiteiro do nosso país. Minas Gerais, que é o meu Estado, tem a maior produção de leite, muro de 7,9 bilhões de litros. O produtor de leite precisa muito de ajuda, porque nós vendemos o nosso resultado hoje e a gente só recebe daqui a 40 dias e sem saber por quanto ele será vendido”, destacou a parlamentar.
Outro repto levantado pela deputada é a modernização no campo. “Precisamos nos modernizar porque as áreas do agro estão crescendo e se desenvolvendo. No Brasil, 92,6% são pequenos produtores, logo a gente precisa facilitar o processo para que eles não deixem a produção de leite e abandonem o campo”, disse.
Além de vários parlamentares federais, a Frente ganhou também o suporte da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). Na última terça-feira (14), Ana Paula recebeu em seu gabinete o presidente da instituição, Geraldo Borges, que reforçou a valia do trabalho em prol do setor leiteiro.
A deputada destaca que a Frente é uma união de forças. “A Frente não será de uma única pessoa, e sim de todos os parlamentares que querem tutorar o setor leiteiro e restabelecer o poder de compra do produtor, pois o dispêndio de produção ficou muito supino. Ela também está sendo criada para ser uma voz e uma frente de trabalho para aqueles que têm qualquer laço com o setor, que queiram ajudar os produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes”, conclui a deputada.
O Brasil é o 5º maior produtor mundial de leite contando com 1,1 milhão de produtores. De pacto com a CNA, do totalidade de pecuaristas bovinocultores, 92,6% tiram até 200 litros diários, ou seja, são caracterizados uma vez que pequenos produtores. Estima-se que a calabouço produtiva movimentou muro de R$ 40 bilhões em 2020 e gerou 4 milhões de empregos no país.
Sobre a FPA Leite
A Frente Parlamentar em Escora ao Produtor de Leite visa simbolizar os produtores de leite das mais diversas regiões do país por meio dos parlamentares que compõe o grupo. Outrossim, tutorar ações uma vez que: incentivos financeiros, campanhas nacionais para incentivar o consumo de lácteos, desoneração de tributos e discussão de leis e projetos referentes à classe.
O protocolo junto à Secretaria Universal da Mesa da Câmara dos Deputados já foi feito e, posteriormente estudo, a Frente será lançada oficialmente.