Deputada Ana Paula Leão é autora de audiência pública com a CEMIG que acontece na próxima semana em Brasília

As constantes quedas de energias e o desrespeito da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) com a população mineira serão os assuntos da audiência pública solicitada pela deputada federalista Ana Paula Leão (PP-MG), através do requerimento nº 23/2023, junto a Percentagem de Lavoura, Pecuária, Aprovisionamento e Desenvolvimento Rústico (CAPADR) da Câmara dos Deputados.
A audiência acontecerá na próxima quinta-feira (23), a partir das 10h, no Plenário da CAPADR, no Incluso II, e será transmitida pelo meio do YouTube da Câmara dos Deputados. Foram convidados a participar o diretor da CEMIG Geração e Transmissão, Thadeu Carneiro da Silva; o diretor da CEMIG Distribuição, Marney Tadeu Antunes; e um representante do Sistema da Federação da Lavoura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).
“A carência de força, que é um serviço necessário, é um problema que a população rústico está sofrendo há muitos meses. Além da instabilidade, as pessoas precisam mourejar ainda com a vagar para restabelecer o serviço, o que leva a sérios impactos e danos à produção agrícola e à segurança rústico”, destacou Ana Paula.
O problema afeta, principalmente, os moradores das cidades da região do Sul de Minas, porquê, por exemplo, Aiuruoca, Baependi, Caxambu, Cruzília, Minduri e São Vicente de Minas. A CEMIG fornece força para murado de 9,1 milhões de unidades de consumo em mais de 770 municípios mineiros.
“Os pequenos produtores que trabalham com leite não têm condições de investir em geradores e a falta de força por dias faz com que toda a sua produção fique sem condições de utilização. Outrossim, os sistemas de monitoramento, fundamentais para a segurança, também não funcionam”, afirma a deputada