Deputada Ana Paula Junqueira Leão é relatora de projeto que institui julho como mês de conscientização da saúde bucal

Segundo a Pesquisa Pátrio de Saúde (PNS), do IBGE de 2019, menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento. O oferecido mostra porquê uma legislação específica que incentive e conscientize as pessoas quanto à saúde bucal é necessária. Foi com oriente intuito que a deputada federalista Ana Paula Junqueira Leão foi relatora do Projeto de Lei 2563/21, legalizado na última quinta-feira (16).
O texto de autoria do deputado licenciado Doutor Luizinho (RJ), que estabelece julho porquê o mês de conscientização e promoção da saúde bucal, intitulado “Julho Neon”, foi amplamente discutido no Plenário da Câmara dos Deputados.
De concórdia com a relatora, o PL prevê a realização de campanhas nacionais de conscientização da população sobre o ponto. “A valorização e a procura da adequada saúde bucal têm grande influência, contribuindo para que sejam evitadas lesões e doenças em uma das regiões mais complexas e sensíveis do corpo humano”, disse Ana Paula Junqueira Leão.
A falta de prevenção bucal pode provocar cáries e gengivites, até as formas mais graves, porquê o cancro de boca e a endocardite bacteriana, inflamação das estruturas internas do coração devido à contaminação bacteriana de origem bucal. “O Brasil precisa olhar para as pessoas e conscientizar de que é preciso ir ao dentista, além de orientar as mães de recém-nascidos, por exemplo”, frisou.
Dados da Pesquisa Pátrio de Saúde (PNS), do IBGE, relativos a 2019, apontam que 8,9% das pessoas de 18 anos ou mais de idade perderam todos os dentes, o que corresponde a um transitivo de 14,1 milhões de pessoas. Aliás, 33% usavam qualquer tipo de prótese dentária (dentadura).
A proposta será enviada para crítica do Senado. “Espero que a material seja aprovada, todas as campanhas de conscientização de zelo com a saúde têm a sua influência”, finaliza a deputada.