Deputada Ana Paula Junqueira Leão é membro titular da Comissão Especial sobre violência obstétrica

A deputada federalista Ana Paula Junqueira Leão participou da reunião de instalação, na tarde desta terça-feira (28), uma vez que membro titular da Percentagem Peculiar sobre violência obstétrica, na Câmara dos Deputados. O grupo tem uma vez que objetivo estudar e investigar o aumento de casos no país em 2019. “Estamos falando cá de centenas de mulheres que foram vítimas de abusos durante a gravidez, principalmente se considerarmos aquelas que nunca denunciaram. Precisamos debater, propor ações e lutar juntas contra essa veras”, comenta a parlamentar.
Em 2019, a Médio de Atendimento à Mulher em Situação de Violências registrou 116 denúncias de violência obstétrica nos primeiros seis meses do ano. Um número sete vezes maior do que o registrado no período de 2018. Seja durante a gravidez, o parto ou pós-parto, a violência obstétrica é entendida uma vez que qualquer tipo de ataque praticado por profissionais de saúde contra a mulher, seja ele físico ou psicológico.
Além do tema em questão, a percentagem procura discutir as estatísticas nacionais sobre morte materna. Segundo dados registrados no Pintura de Monitoramento da Mortalidade Materna, a média do Brasil em 2021 foi de 107 mortes a cada 100 milénio nascimentos. “A saúde da mulher, em todos os aspectos, precisa ser tratada uma vez que prioridade. Os direitos existem pra ser respeitados. Cabe a nós, representantes delas, somarmos forças contra o aumento desses índices”, finaliza a deputada.