Política

Ana Paula Leão apresenta requerimentos na Comissão de Agricultura para esclarecimentos contra a importação desleal de leite

A deputada federalista Ana Paula Leão apresentou nesta quarta-feira (25) dois requerimentos voltados ao setor leiteiro durante a reunião da Percentagem de Cultivação, Pecuária, Aprovisionamento e Desenvolvimento Rústico (CAPADR). Em conjunto com outros parlamentares, o primeiro texto apresentado solicita a realização de uma audiência pública, no contexto da Subcomissão Permanente do Leite (Subleite), para discutir o Programa Mais Leite Saudável.

“Queremos justiça para os nossos produtores de leite. É preocupante pensar que a única política pública vernáculo voltada a eles não funciona da forma que deveria ser. Precisamos rever e discutir as regras, prometer que esta ajuda chegue de indumento aos que precisam e que atenda as suas reais necessidades”, comenta Ana Paula Leão. Presidida pela deputada, o objetivo da Subleite é justamente escoltar, estimar e propor medidas acerca da produção de leite no mercado vernáculo.

Já o segundo requerimento é um pedido de informações ao ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços, Geraldo Alckmin, acerca das empresas importadoras de produtos lácteos. Somente nos primeiros oito meses do ano foram importados 1,46 bilhão de litros de leite, o maior volume já registrado na história neste pequeno pausa de tempo.

De janeiro a julho deste ano, houve um aumento de 268% em relação ao mesmo período de 2022. Os números reforçam a seriedade da crise enfrentada pela masmorra produtiva do leite. “Tem chegado até nós vários relatos de produtores que desistiram da atividade. Outros estão por um fio, pedindo socorro e assustados com as projeções para o porvir. A situação é gravíssima!”, afirma a presidente da Subleite.
 
De convénio com os parlamentares, os dados fornecidos pelo ministério são fundamentais para a definição de ações futuras em resguardo do setor. “Já estamos vivendo os graves efeitos desta crise, mas não os únicos. Além da perda de renda de milhares de famílias, o país hoje enfrenta um risco real de desabastecimento. Estamos agindo para evitar que isso aconteça e tentar restaurar um pouco do tanto que já perdemos”, finaliza a deputada.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button